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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17365
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Título: | Gestão escolar e Educação Para as Relações Étnico-Raciais na comunidade quilombola de Castainho |
Autor(es): | DANTAS, Marco Aurélio Acioli |
Palavras-chave: | Lei nº. 10.639/2003; Gestão escolar; Comunidades Quilombolas; Educação escolar em Comunidades Quilombolas; Educação para as Relações Étnico-raciais; Law 10.639/2003; School management; Quilombola Communities; School education in Quilombola Communities; Education for Ethnic-Racial Relations |
Data do documento: | 29-Out-2015 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Esta pesquisa buscou compreender as relações entre a gestão escolar e a comunidade quilombola de Castainho, em Garanhuns, Pernambuco, tendo em vista a promoção da educação para as relações étnico-raciais, observando a implementação da Lei Federal nº 10.639/03. Categorias como racismo, gestão escolar e comunidades quilombolas foram elementos essenciais no desenvolvimento do estudo, as quais nortearam o caminho investigativo em torno da caracterização da gestão da escola situada na comunidade quilombola de Castainho, em termos do modelo e práticas de gestão; da caracterização e análise das ações da gestão escolar e da escola em seu conjunto para materializar os referenciais político-normativos delimitados pela Lei nº. 10.639 de 2003; da caracterização e análise das relações (cooperativas ou conflitivas) entre a escola e a comunidade quilombola de Castainho, no sentido de conhecer as ações voltadas para a promoção de uma educação para as relações étnico-raciais; e da caracterização e análise das formas de participação da comunidade quilombola de Castainho no processo de gestão escolar, assim como na vida da escola. Foi utilizado a abordagem qualitativa com o viés etnográfico, tomando o levantamento dos dados através da análise documental, entrevistas semi-estruturadas e a observação participante, envolvendo sujeitos como professores, gestores e alunos da escola, e a liderança comunitária. Os resultados do estudo mostram um diálogo entre a comunidade quilombola e a escola em seu território no sentido de construir uma educação para as relações étnico-raciais baseada no contexto sócio-político-histórico local, demonstrando um empenho conjunto em adequar a Lei nº. 10.639/2003 à realidade quilombola, possibilitando o fortalecimento e valorização da identidade negra, bem como da identidade quilombola. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17365 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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